CONHEÇA ALTER DO CHÃO


A vila balneária de Alter do Chão é tratada no texto como a praia do rio Tapajós apelidada de “Caribe Amazônico” porque tem areia branca e água esverdeadas e cristalina. A praia, conhecida como “Ilha do Amor”, surge em frente a vila no período da vazante do rio Tapajós, entre os meses de agosto e janeiro. Alter do Chão é um dos pontos mais visitados da região e foi eleito pelo jornal britânico The Guardian, em 2009, como a melhor praia do mundo.

Segundo a publicação, apesar do Brasil ter a maior reserva de água doce do mundo – 12%, as praias de rio espalhadas pelo país ainda são pouco conhecidas pelos turistas.

Em Alter do Chão, uma das opções é participar da trilha ecológica que leva até a Serra Piaroca. Além de passeios que podem durar até um dia, com visita na Floresta Encantada, Lago Verde, trilhas ecológicas com observação de jacarés, quelônios e plantas medicinais. O turista tem a opção de almoçar na praia apreciar o pôr do sol, a revoada dos pássaros e o mergulho dos botos na Praia Ponta do Cururu.

.